/// Projetos

A equipe CAVI tomou a iniciativa de promover novos projetos através de campanhas e parcerias que desenvolvam ações de solidariedade no intuito de minimizar o impacto da quarentena para os usuários assistidos e garantir o direito à alimentação, dentre outros direitos. Desta forma intensificou-se a entrega de cestas básicas, materiais de higiene, dentre outros itens. Estima-se a necessidade das ações mesmo após a pandemia, considerando os prejuízos sociais já existentes.
O Projeto Quarentena Solidária se justifica enquanto uma oportunidade de identificar as possibilidades dessa nova era mais humana e mais solidária. Faça parte dessa Quarentena Solidária e ajude a transformar a realidade de famílias e crianças!

O Projeto Somar idealizou-se enquanto continuidade das atividades desenvolvidas pelas profissionais da área de Serviço Social e Psicologia da Instituição e tem por intuito realizar atendimento social e psicológico para as crianças e suas respectivas famílias para além do já atendido.
Até então os trabalhos realizados se alinhavam em reuniões com professores e funcionários para planejamento semestral, visitas domiciliares aos assistidos, encontros semanais com as crianças através de rodas de conversas, dinâmicas lúdicas, cine debates, além da elaboração de relatórios e demais documentos e dos acompanhamentos individuais e Encontro Psicossocial mensal aos pais e responsáveis.
O panorama atual solicitou uma ressignificação e através de contato com os assistidos percebeu-se um impacto social e econômico, trazendo prejuízo à saúde mental e acesso a direitos. Sendo assim, a equipe técnica elaborou novas possibilidades para continuidade ao acompanhamento e orientação as crianças e familiares. O contato em sua grande maioria é realizado através de atendimento via telefônico e chamadas de vídeos, porém parte da população não possui acesso a tais possibilidades, sendo assim, quando necessário agenda-se horário para atendimento individual, sempre respeitando as orientações de distanciamento.

Após a suspensão das atividades presenciais, se fez necessário um novo delineamento das ações de forma a continuar garantindo a convivência e o fortalecimento de vínculos à distância. O Projeto Juntos à Distância são movimentos menores no intuito de se fazer presente na vida das crianças oportunizando aprendizagem e cultura, através de iniciativas em datas comemorativas (páscoa, dia do abraço, festa junina, dia do amigo, dia da criança, etc), sendo elaboradas atividades de forma interativa que os motivem na continuidade, como o envio de atividades para que os usuários realizem de casa.