/// NOTÍCIAS

15 / 12 / 2015

Encontro de gerações – crianças do CAVI visitam o Asilo Vila Vicentina – Itu

O que pode acontecer quando se estimula a convivência entre crianças e idosos?

O CAVI em parceria com o Asilo Vila Vicentina promoveu na tarde do dia 14 de dezembro, um encontro entre gerações. Quarenta e seis crianças, vendendo energia, participaram de ações conjuntas com os 30 idosos internos do Asilo Vila Vicentina.

Antecedendo a visita, as crianças tomaram contato com o estatuto do idoso e aprenderam sobre a vivência nos asilos durante as aulas de Cidadania. Foram meses de planejamento, aulas de arte, ensaios e preparativos para esse dia especial.

Um lanche coletivo servido pelas próprias crianças aproximou e descontraiu. A programação incluiu números de dança, canto coral e apresentação de flauta. Muitos ensaios para que tudo saísse perfeito. E assim foi, perfeito em afeto e dedicação.

Na sequência da programação artística os idosos receberam presentes preparados pelas crianças, acompanhados de cartas manuscritas, redigidas durante as aulas de Língua Portuguesa. A entrega de presentes foi acompanhada de muita curiosidade por parte das crianças, o que estimulou o contato e as conversas entre os protagonistas da tarde.

O CAVI acredita que experiências desse tipo são muito positivas pelos inúmeros benefícios desfrutados por ambas gerações. A aprendizagem foi mútua: as crianças aprenderam sobre o processo natural de envelhecimento e isso faz com que compreendam mais facilmente as possíveis deficiências e dificuldades dessa etapa da vida. Os idosos, por outro lado, acabam se beneficiando física e psicologicamente, já que as interações estimularam o corpo e a mente. O encontro foi rico, todos ganharam: voluntários, funcionários, idosos e crianças.

Uma tarde de aprendizagem, uma tarde de AMOR!

asilo1 asilo4 asilo5 asilo7

AJUDE O CAVI

Faça sua parte e contribua para a continuidade das ações desenvolvidas pela instituição. Assim, você garante um futuro melhor para crianças, adolescentes e famílias assistidas.