/// Quem Somos
NOSSA HISTÓRIA
O CAVI é uma entidade sem fins lucrativos e foi inaugurado em 30 de agosto de 2002, na cidade de Itu-SP, por um grupo de quatro amigos e inicialmente se chamava Centro de Ação Voluntária de Itu. Na época as ações se realizavam através de arrecadação de itens diversos e entrega a outras Instituições. Em meados de 2003 sentiu-se necessidade de realizar um projeto próprio, sendo assim, instalou-se uma sede no bairro Jardim Padre Bento e a partir de Julho do mesmo ano em parceira com um Posto de Saúde do referido bairro, o Projeto iniciou um trabalho com famílias carentes.
A partir de então criou-se o Projeto Feliz com atividades e aulas diversas, atendendo crianças e adolescentes de 07 à 14 anos de idade, oferecendo também aulas de artesanato para mulheres.
Em 2005 foi alugado e reformado um barracão no Residencial Potiguara, para assistir as crianças ali residentes. Na época o bairro não possuía escola e posto de saúde, sendo assim, tornou-se ponto de referência e Posto de Vacinação para todas as Campanhas de Vacinação da comunidade do bairro.
No ano de 2007 firmou-se uma parceria com a Prefeitura de Itu e trouxe para o Potiguara o EJA (Ensino de Jovens e Adultos) e no período de 3 anos formou mais de 120 alunos no curso de alfabetização para adultos.
Em 2013 após a mudança de diretoria, instalou-se em uma nova localização. A partir de então, propiciando atendimento as crianças e famílias no Bairro Jardim Novo Itu. E então as siglas do CAVI foram transformadas para Centro de Apoio e Valorização à Infância. Até hoje a sede se encontra no mesmo bairro.
Vale salientar que durante toda sua jornada, o CAVI objetivou assegurar os direitos de seus assistidos desenvolvendo projetos e oficinas para a inclusão social. Promovendo o desenvolvimento individual e integral de cada criança inserida neste espaço. A instituição está registrada devidamente no CMAS e CMDCA-ITU, oferecendo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV.
Atualmente, atende diariamente 60 crianças de 06 (desde que complete 07 anos ate maio do respectivo ano letivo) a 12 anos, em contra turno escolar. Oferece atendimentos continuados, planejados com projetos na área social, focando um espaço de convivência, formação e participação, desenvolvendo o protagonismo e a autonomia das crianças e de suas famílias. As atividades são pautadas em experiências lúdicas, culturais e esportivas.
As famílias que apresentam maior nível de vulnerabilidade social são acompanhadas sistematicamente pela equipe técnica do CAVI, além dos atendimentos individuais e coletivos e reuniões socioeducativas e doações de cestas básicas e demais itens, no intuito de garantir o direito à alimentação, dentre outros direitos. O serviço tem por finalidade a prevenção e redução de ocorrências de risco, assistindo as crianças e suas famílias, buscando evitar o rompimento de vínculos familiares e sociais.
CERTIFICADOS
CEBAS (Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social)
Utilidade Pública Municipal
CMAS (Conselho Municipal de Assistência Social)
CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente)
Selo Social
GOVERNANÇA
Diretora Executiva: Sandra Regina Molini
Diretor Administrativo: Ricardo Cesar Avejonas
Diretor Financeiro: Luiz Roberto Molini
Suplente: André Luiz Cipriano
Conselheiros Fiscais: Maria Aparecida Silveira Moraes, Gabriel Segaglio Naccarati e Dolores de Jesus Lopes.
EQUIPE DE TRABALHO
Funcionários:
Anna Gabrielle Dessotti – Psicóloga
Erica Luciana Pereira de Melo – Educadora Social
Fernanda Zatti Araújo – Assistente Social
Marina Bleinroth de Oliveira – Professora Instrutora
Vivian Maria Martins – Aux. de Serviços Gerais
Profissionais:
Eduardo Pinto – Xadrez
Gabriela França Alves – Judô
Henrique Macena – Dança
Marco Antônio de Campos Lima – Taekwondo
Vilmar Claiton Antoniel – Inglês e Informática
Voluntários:
Erasmo – Flauta
Patrícia Bueno Scivihoro – Cidadania
Rosana Alice Lopes Couto – Contação de histórias
Rosana Gonçalves – Artesanato
Nossa missão, visão e valores
MISSÃO:
Promover o fortalecimento dos vínculos familiares, contribuindo para a redução da vulnerabilidade social de crianças e adolescentes.
VISÃO:
Estimular as potencialidades e habilidades nas crianças e adolescentes, fortalecendo e disseminando a convivência familiar e comunitária.
VALORES:
Promover programas e projetos com atividades de relevância social e pública. Valorização do ser humano, responsabilidade, fé, comprometimento, companheirismo e ética. Ao estimular as potencialidades e habilidades nas crianças e suas famílias, o CAVI busca fortalecer e disseminar a convivência familiar e comunitária.