/// NOTÍCIAS

11 / 11 / 2014

Bincadeiras de Natal para crianças

 

Se sua família é daquelas grandes, cheia de crianças e energia, provavelmente o natal é uma festa muito esperada!

Na noite de Natal, todos se unem em um clima de descontração e, o principal momento da celebração é a chegada do Papai Noel – Indispensável quando se tem muitas crianças na comemoração!

Porém, cá entre nós, a verdade é que só o bom velhinho não é capaz de entreter a meninada a noite toda. Então, separamos algumas brincadeiras que podem ser feitas na festa de Natal para divertir as crianças por mais tempo e manter a alegria no ambiente!


Oficina de artes

Junte revistas antigas, folhetos de supermercado com o tema natalino, cartolinas, tinta guaxe, canetinhas, glitter e outros materiais e peça às crianças que montem cartazes para enfeitar o natal e receber o ‘Papai Noel’.

Quando as crianças terminarem as artes, garanta que haverá um espaço para expor as mesmas e fazer com que elas se sintam valorizadas.

Se preferir, pode entregar algumas bolas de enfeite e pedir que elas redecorem com o material e em seguida, montem a árvore da casa como preferirem!


Mímica Natalina

Em uma cartolina, desenhe símbolos relacionados ao Natal e recorte-os. Coloque-os dentro de uma caixa fechada e comece a brincadeira.

Um participante por vez deve sortear um desenho do natal e representá-lo através de mímica para que os outros acertem.

Para cada um que adivinhar, você pode entregar um bombom ou outro brinde à escolha!


Jogo da memória do Papai Noel

Procure imagens diferentes do Papai Noel e imprima 2 cópias de cada no mesmo tamanho.

Uma criança de cada vez, deve virar um cartão e tentar achar o outro igual.

* Se as crianças forem pequenas, você pode inserir outros elementos como sinos de natal, guirlandas, árvores e outros que ajudem a diferenciar e facilite a brincadeira.

Porém se as crianças forem maiores, uma forma de dificultar a brincadeira é pegar fotos bem semelhantes do Papai Noel, tentando manter as mesmas cores e de preferência o mesmo rosto!


Caça ao tesouro Natalino

A brincadeira é tradicional, mas sempre agita a criançada! Esconda uma recompensa pela casa – pode ser uma caixa de bombom, um pacote com vários brindes infantis, guloseimas e o que sua criatividade permitir. Certifique-se de que o prêmio possa ser dividido com várias crianças após encontrado.

Divida a criançada em equipes e faça bilhetinhos ou mapas com dicas sobre o local do tesouro. A equipe que encontrar a recompensa primeiro será a vencedora e deverá dividir o prêmio entre si!


Observações

Como crianças são imprevisíveis, pode ser que você planeje algumas brincadeiras acreditando que são suficientes, mas ao longo da noite, precise improvisar com outras para manter as crianças entretidas. Sendo assim, nossa dica é: prepare uma caixinha surpresa com brincadeiras diversas para casos de necessidade! Exemplos: Pular corda, brincar de morto-vivo, estátua, inventar uma história natalina e assim por diante.

Além disso, dependendo da idade, as crianças também podem participar do amigo oculto e improvisar um coral, com músicas natalinas.

Fonte: http://www.eufacoafesta.com.br/fazendo_a_festa/festa-Brincadeirasdenatalparacrian%C3%A7as

AJUDE O CAVI

Faça sua parte e contribua para a continuidade das ações desenvolvidas pela instituição. Assim, você garante um futuro melhor para crianças, adolescentes e famílias assistidas.